25 de junho de 2015

Como eu sei se meu bebê está pronto para começar a comer?


Senta-se com firmeza!

Ninguém come deitado. O sinal de maturação fisiológica da coluna do bebê não pode ser ignorado para a introdução de alimentação complementar sólida. Um bebê sentado com firmeza terá mais sustentação no pescoço, diminuindo as chances de engasgamento e mostrando nitidamente que está em um processo de transição, onde passou da posição fetal, para a horizontalidade e por fim vem ganhando a postura vertical. Um bebê sentado, normalmente tem habilidades motoras com as mãos e braços, conseguindo levar com autonomia as coisas à boca, outro sinal de que está preparado para comer.

Mostra interesse pela comida da família.

Alimentação é vínculo. O bebê sadio participa das refeições com a família, sempre que possível. E com ela, comunga do alimento para além da saciedade física. O alimento que colocamos na nossa mesa, expressa nossa cultura e os momento em que nos reunimos para comer fortalecem nossos vínculos. O bebê, em algum momento ao redor dos seis meses, começa a demonstrar interesse pela comida do adulto. Tenta pegar, ensaia levar à boca, como todo grande pesquisador, imitando o que vê. Saliva e dá sinais claros de preparo para começar o processo de Introdução Alimentar.

Tem sinais de dentição: ou está em franco processo. 

Muito embora as gengivas sejam potentes o suficiente para esmagar e triturar a maioria dos alimentos oferecidos para os bebês nessa fase, é desejável que os cuidadores observem o estágio da dentição dos bebês no momento de introdução alimentar. Os dentes não são uma condição sinequanon para a introdução de sólidos, mas a lógica evolutiva não nos deixa esquecer: comemos e mastigamos com os dentes. Um bebê em início de dentição mostra um sinal claro de que está se preparando para a comida sólida.


Além de tudo isso, não se pode deixar de levar em conta as observações dos cuidadores que, mais do que ninguém, percebem claramente quando um bebê está pronto para conhecer o mundo através da alimentação.

Um workshop sobre tudo o que se precisa saber na hora da Introdução Alimentar!

EM Agosto : dia 22  - reserve sua vaga!

Rua Grajau, 599 
(Próximo ao metrô Sumaré)
São Paulo - SP
(11) 3672-6561 / (11) 2548-6383
espaconascente@gmail.com