22 de abril de 2015

Bebê Gourmet com Daniela Pane - Tudo sobre Introdução Alimentar!

UPDATE: PRÓXIMA EDIÇÃO - 22/08 - GARANTA SUA VAGA!

Sabemos que quando chega a hora da transição do mamá para o novo mundo de sabores, texturas e nutrientes, muitas famílias sentem-se perdidas em meio a tanta informação, ou quem sabe falta dela!

Afinal, quando meu filho está pronto para comer? Quais são as melhores comidas para oferecer? Minha avó falou para oferecer suco, mas o pediatra sugeriu a fruta inteira, o que eu faço?

Pensando nisso, o Espaço Nascente, em parceria com a Nutricionista e Engenheira de Alimentos Daniela Pane, idealizou o Bebê Gourmet, um encontro para sanar todas as dúvidas sobre a alimentação complementar dos bebês.

O Bebê Gourmet coloca foco no processo de introdução alimentar partindo das dúvidas mais freqüentes dos cuidadores de bebês, e é um encontro indicado tanto para quem vai fazer a introdução alimentar quanto para aqueles interessados no tema, como profissionais de centros de cuidado, como escolas e creches, babás e amantes da culinária caseira.

ONDE?
No Espaço Nascente, Rua Grajaú, 599

QUANDO? 

22 de agosto  de 2015 - Sábado das 9h30 às 13h30

*fique ligado no Facebook do Espaço Nascente para saber outras edições do Bebê Gourmet e todos os encontros que promovemos

QUANTO?
R$ 230,00 com livreto de receitas incluso

INSCREVA-SE, VAGAS LIMITADAS
espaconascente@gmail.com
(11) 3672-6561
(11) 2548-6383




As possíveis formas de conduzir a introdução alimentar.
Baby Led Weaning? Papinhas amassadas no garfo? Começo pela fruta ou pela proteína? As correntes, tradições e recomendações pediátricas variam. No Bebê Gourmet falaremos sobre elas sob os olhos da ciência e práticas individuais de cada participante do grupo.

O que e como um bebê precisa comer.
Pode comer de tudo? Qual é o problema com o ovo? É possível fazer a introdução alimentar sem carne? Ofereço na colher ou deixo pegar com a mão? Existem diversas recomendações de cardápio para um bebê em fase de introdução alimentar. Falaremos sobre alimentos específicos, índices alérgenos, os principais nutrientes dos alimentos para construir, baseado na necessidade e características de cada família, conclusões sobre o como e o que oferecer para cada bebê.

Como evitar a perda de nutrientes.
Sabemos que os processos de cozimento e congelamento são responsáveis pela perda de nutrientes dos alimentos. No Bebê Gourmet temos dicas para diminuir esse risco, com combinação de alimentos, práticas de cozinha e muito mais.

Cardápio balanceado.
Nossa conversa se estende para a composição do pratinho: quais alimentos devem compor uma refeição balanceada na fase de introdução alimentar, garantindo as necessidades dos bebês nessa etapa, sem deixar de considerar os aspectos individuais, como a quantidade de amamentação, se está em aleitamento materno ou complementar, quais os alimentos favoritos da família, o que é possível ser preparado e etc.

Combinações Inteligentes.
Sabemos que alguns alimentos em combinação com outros tem efeitos de absorção de nutrientes diferentes. Nessa parte da conversa pretendemos focar nas combinações inteligentes, que aproveitam o melhor dos alimentos, do ponto de vista nutricional.

Organização da rotina.
Lista de compras, quando cozinhar, validade dos alimentos, estratégias espertas para usar a rotina à seu favor e manter a variedade dos alimentos do bebê - e da família - constante, sem sucumbir à falta de opção gerada pela falta de tempo.

Produtos Industrializados.
Sabemos que alimentos naturais e não processados são a indicação correta para alimentação humana, em qualquer idade. Mas os alimentos industrializados podem atuar como aliados em algumas combinações e momentos, e de fato, existem alguns alimentos minimamente processados que podem fazer parte do cardápio de bebês. No entanto, é preciso estar muito atento à sua composição. Como nossa política de rotulagem no Brasil é extremamente vaga, ampliar a consciência e aprender sobre os ingredientes e formulação dos alimentos industrializados é uma forma de fazer escolhas saudáveis e bem informadas. Nessa conversa, deciframos os rótulos e aprendemos a interpretá-los.

Mitos e Verdades
Minha mãe falou que não pode dar laranja lima! Os alimentos crus desenvolvem a musculatura da boca! Não pode amamentar depois da refeição! Nessa parte da conversa falaremos sobre os mitos e verdades que circulam o universo da introdução alimentar.

Receitinhas
Estaremos reunidos também para troca de receitas, com dicas saborosas, nutritivas e práticas para bebês e para a família. Todos os participantes do Bebê Gourmet levam para casa um livreto com receitas testadas e aprovadas pela Dani e famílias participantes das outras edições.




Mais Sobre a Dani Pane:

Nutricionista e Engenheira de Alimentos pela FSP/USP, Dani também é mestra e doutora na área e tem feito de sua vida pessoal e profissional área de pesquisa e experimentação acerca da introdução alimentar. De um lado, a formação acadêmica a coloca em contato com as recomendações e dados mundiais mais atualizados da esfera da saúde dos infantes, enquanto do outro, o dia a dia com dois filhos pequenos e o atendimento individual como nutricionista transforma todo o conhecimento em prática. Culinarista experiente, compartilha seus conhecimentos e oferece suporte nutricional para famílias desde 2011.