19 de maio de 2013

Semana Mundial do Brincar

Imagem: Google

O que é

Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

O foco  é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem  ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.

Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.

Neste contexto, ressaltamos também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.
Quando adultos cometem interferências constantes, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, eles podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.
Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que  possam  desenvolver-se  plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.

Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano.

O Brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança. 

  • Os ônibus-bibliotecas, também oferecerão atividades neste primeiro dia de Semana Mundial do Brincar.
  • O Parque do Cordeiro, na Zona Sul, também recebe a Semana Mundial do Brincar neste domingo, com um concerto organizado pela Creche Colibri. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA BEBÊS, QUINTA E SEXTA desta semana:


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR organizada pela ALIANÇA PELA INFÂNCIA que acontecerá nas 32 unidades da REDE SESC, parques, MUBE, PUC, INSTITUTO BRINCANTE e outras instituições engajadas neste projeto .

A comemoração começa dia 21/05/13 até 26/05/13....aproveitem com seus pequenos ou repassem aos amigos com pequenos desde bebês até atividades para 12 anos....é GRATUITO.

Convidamos a todos que acreditam no brincar a fazer parte desta ciranda de pessoas conectadas ao mesmo objetivo: promover a consciência sobre a importância do brincar para todos os cidadãos.

Dia Mundial do Brincar é comemorado no dia 28 de maio, em diversos países? Este é uma das razões pela qual a Semana Mundial do Brincar ocorre neste mês. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do livre brincar.

Programação completa:


SESC PINHEIROS:

Atividades: Vivência Musical para bebês de 5 meses a 2 anos

- Data: 23 e 24/05 – quinta e sexta-feira
  Horário: 15h

- Data: 25 e 26/05 – sábado e domingo
  Horário: 16h

Atividades: Rodas, Cirandas e Brincadeiras da África ( 3 a 7 anos) terá interatividade podendo ser aproveitada por crianças menores também, interagindo com seus pais.
Orientação: Edi Holanda


Serviço:
Aulas de Musicalização para bebês no Espaço Nascente.

Para se inscrever nas aulas, é simples: basta entrar em contato pelo email espaconascente@gmail.com

As aulas acontecem todas as TERÇAS-FEIRAS das 14h30 às 15h30 (grupo de bebês de  6 meses a 2 anos); e das 15h30 às 16h30 (grupo de crianças acima de 2 anos).

Bebês a partir de 6 meses podem fazer. 

(11) 3672-6561 / 2548-6383