20 de fevereiro de 2013

Grupo de Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno

Foto: Espaço Nascente (arquivo)

Toda vez que a gente vê uma imagem plácida de uma mãe amamentando, pensa “coisa mais linda do mundo”. E junto com este pensamento, vem à ideia de que é algo natural e que, por isso, naturalmente vai dar certo.

No entanto, são muitas as mulheres que enfrentam alguma dificuldade ao amamentar pela primeira vez ou em situações especiais. Nem todas conseguem ter a ajuda e o apoio necessários para conseguir conduzir bem o processo de aleitamento e muitas acabam desistindo de amamentar ou optando por saídas, como os leites de fórmula e complementos.

A amamentação é um momento de (re)conhecimento entre mãe e filho e de criação de laços e de vínculos, por isso, deve ser cuidadosamente respeitado por outros cuidadores, família e amigos.

No Grupo de Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno do Espaço Nascente, as mães tem um momento para partilharem experiências e tirarem dúvidas, tais como: “será que meu bebê mama muito?”, “será que tenho pouco leite?”, “meu bebê mama o tempo todo, isto é normal?”, “meu bebê acorda a noite toda para mamar?”, “vou voltar ao trabalho como faço para continuar amamentando?”, enfim todas as questões que podem abalar a confiança na capacidade de amamentar seu filho.

O importante é, quando a mãe estiver com alguma dor ou qualquer dificuldade para amamentar, procure ajuda especializada.

Devemos lembrar que nas situações em que surjam questões muito especificas, o grupo pode não ser o lugar certo para trata-las. Nestes casos a consulta individual poderá ser mais útil ( bebê não consegue pegar o peito, muito irritado durante a mamada, problemas na mama, tais como ingurgitamento , trauma mamilar , mastite e etc.).Contamos com a possibilidade de agendamento individualizado com profissional especializado  que poderá acompanhar a mamada e auxiliar nas suas dificuldades.

Grupo de Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno:
Terça-feira, das 14h às 16h.

Investimento: 30 reais por encontro ou 100 reais por quatro encontros (não precisam ser sequenciais).

*Horário das consultas individuais: Terça-feira, das 16h às 18h. Também são realizados atendimentos em domicilio em forma de plantão em qualquer dia ou horário previamente combinado.

Responsável:
Andrea Santos
Fonoaudióloga, especialista em aleitamento materno pelo International Board Certified Lactation Consultant desde 2001 e Conselheira em Aleitamento Materno pelo OMS/Ministério da Saúde.