26 de setembro de 2012

Artes Mamãe Bebê: Uma experiência única de aprendizado e estreitamento de laços.

Bebês aprendem usando seus sentidos.  Eles exploram e descobrem o mundo tocando os objetos, ouvindo vozes e musicas, e vendo o colorido e fascinante mundo que os cercam.

No primeiro ano de vida, bebês estão aprendendo conceitos muito importantes. Estão aprendendo sobre causa e efeito quando balançam um chocalho e escutam um som, ou quando movem um pedaço de giz sobre o papel e produzem um desenho. Aprendem sobre tamanho e forma empilhando peças e tentando encaixá-las. Aprendem sobre a gravidade quando deixam algo cair e olham para o chão para procurar. Aprendem sobre a permanência dos objetos e como as coisas continuam existindo mesmo quando não as veem quando brincam de esconder.

Em uma aula de artes para bebês os pequenos descobrem e se deleitam com o uso dos materiais expressivos. Para crianças pequenas a arte é uma vivência corporal.

Frequentemente seu corpo inteiro participa dos movimentos e se agita no ritmo do desenhos que faz. Você pode perceber como todas as áreas do desenvolvimento estão conectadas quando você vê seu bebê usando o recém adquirido conhecimento de seu corpo para explorar e aprender sobre como as coisas funcionam. Quando o bebê empurra ou puxa algo, enche, esvazia, em todas essas atividades ele está aprendendo sobre o mundo.

Descobrir todo esse universo de cores formas e texturas é uma festa!

Apresentar seu bebê ao mundo da arte é uma ótima maneira de encorajá-lo a aprender e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades sociais e sua auto-expressão. Segundo Anna Reyer, arte terapeuta e autora do livro Smart Art Ideas “Crianças pequenas ainda não tem muita habilidade verbal, e arte é um meio de comunicação para elas. Mesmo quando se tornam mais verbais, a arte pode ajudar a explicar a complexidade do seu mundo. É uma maneira perfeita para expressar seus sentimentos.”

Bebês aprendem por meio da experimentação de seus sentidos e dependem de estimulação para desenvolver suas potencialidades. Através de uma rica gama de estímulos para o bebê, as atividades propostas desenvolvem a percepção espacial, a coordenação motora fina, a habilidade para solucionar problemas, a concentração e a autoconfiança, auxiliando assim o desenvolvimento da criatividade, de sua socialização e também ampliando sua compreensão do mundo e de si mesmo.

Em meio a tanta diversão, não podemos descuidar da segurança. O uso de material atóxico é imprescindível. Nas aulas de artes para bebês  o material é quase sempre preparado de maneira caseira, utilizando ingredientes da culinária e corantes comestíveis.

Novas experiências, estímulo, diversão... Mas a parte mais importante das primeiras experiências do seu filho é você!

É a partir da interação e das experiências com adultos que amam e confiam que os bebês começam a construir seu sentido de mundo. Em um ambiente seguro e confortável o bebê poderá aprender muito sobre o mundo e sobre si próprio tendo seus pais como parceiros de tantas descobertas. A participação dos pais transmite segurança à criança e fortalece o vínculo afetivo, além de proporcionar o acompanhamento de cada conquista de seu bebê. Tudo isso de maneira natural, agradável e divertida.

Marcella Ferreira
Sílvia Lobato


Oficina de Arte para Bebês (1 à 2 anos) no Espaço Nascente.
 
Sábado 29/09, das 11h às 12h.
Investimento: 40 reais
 
Informações e inscrições:
 
*Necessário inscrição antecipada.
 
Clique na imagem para ampliar